Pedro Bial classificou como o pior entrevistado de sua carreira um trabalho realizado em 1985 com o cantor e compositor Tom Jobim. O jornalista e apresentador revelou a lembrança negativa em um podcast, afirmando que o nervosismo ao se deparar com o cantor levou ao que ele mesmo chamou de “desastre”. O problema foi uma pergunta repetida que Bial fez ao entrevistado sobre a música “Água de Beber”, o que levou a uma resposta irritada de Tom Jobim, segundo as contas do jornalista. Mesmo assim, Bial superou essa lembrança negativa e, atualmente, está tendo a oportunidade de trabalhar sobre a vida e obra de Tom Jobim como diretor de uma série documental, com o objetivo de comemorar o centenário do compositor, que será completado em 2027. Nesse contexto, é interessante notar que o trabalho de Bial com Tom Jobim teve um resultado negativo no momento, mas o seu impacto no jornalista foi positivo ao criar uma oportunidade para uma segunda chance e uma revisita ao repertório do cantor.
Uma das principais razões que levaram Pedro Bial a classificar a entrevista como o pior de sua carreira foi a reação negativa que tomou por causa das perguntas repetidas sobre a música “Água de Beber”, o que levou Tom Jobim a responder irritado. Segundo o próprio Bial, a lembrança desse momento lhe causa vergonha e, ao falar sobre isso, ele admitiu que não estava preparado para lidar com a situação. A entrevista, realizada em 1985, foi parte de uma experiência de Bial na época na área de entretenimento e, mesmo que tenha sido negativa, o jornalista conseguiu superá-la a longo prazo.
As lembranças negativas do trabalho com Tom Jobim não impediram que Pedro Bial continuasse a trabalhar no segmento de entretenimento e que, atualmente, ele tenha a oportunidade de revisitar a vida e obra do mesmo cantor e compositor. O trabalho de Bial hoje em dia como diretor de uma série documental sobre o centenário de Tom Jobim é um exemplo disso. Além disso, podemos notar como a profissão de jornalista exige que o praticante tenha que lidar com a ansiedade de buscar informações e a necessidade de estar preparado para qualquer situação.
Pedro Bial tem mais de 40 anos de carreira como jornalista e apresentador e já entrevistou muitas personalidades notáveis no Brasil e no mundo. No entanto, nem todas as suas lembranças são positivas, e a entrevista com Tom Jobim em 1985 é um exemplo disso. A experiência negativa pode servir como um lembrete da importância da preparação e da flexibilidade em um trabalho que envolve lidar com pessoas e situações complexas. Nesse contexto, é possível que as lembranças negativas sejam uma oportunidade para aprender e crescer, como foi no caso de Pedro Bial.