O Corinthians encerrou o dia de domingo com um empate por 2 a 2 contra o Botafogo, na Neo Química Arena, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse resultado, não obstante, foi apenas um aspecto de um jogo com mais profundidade, pois a equipe dirigida por Dorival Júnior enfrenta problemas internos, conforme ele próprio revelou em uma coletiva de imprensa.
Dorival Júnior, durante a entrevista, não poupou críticas ao que a equipe vem enfrentando ao longo do campeonato. “Tivemos muitas dificuldades ao longo do campeonato, eu não minto. Essas dificuldades foram avolumadas com tudo o que veio acontecer ao longo do ano, e vocês [imprensa] acompanharam isso.” O treinador também se mostrou preocupado em não conseguir resolver as demandas da equipe com as contratações de novos jogadores que poderiam complementar o time para competir de forma melhor. “Vou ser bem sincero com vocês: as dificuldades que passamos aqui esse ano, eu não havia passado em clube algum”.
Ainda assim, Dorival não perdeu a perspectiva e reconheceu a evolução do time em relação ao que aconteceu nas últimas edições do Campeonato Brasileiro. “Mesmo assim, em momento algum, nos aproximamos da zona do rebaixamento. Muito diferente do que aconteceu nas últimas três edições do campeonato, nesse ano, ao contrário, não ficamos apertados em sentido algum”. Com esse resultado, o Corinthians alcançou seis pontos em três jogos, e com o empate agora está em nono lugar, com 46 pontos, garantindo uma vaga para a Copa Sul-Americana. Na próxima rodada, o Corinthians enfrentará o Fortaleza na quarta-feira, às 19h, na Arena Castelão.
O resultado de domingo reforça a ideia de que o Corinthians, mesmo com os problemas internos, conseguiu alcançar uma estabilidade na parte central da tabela do Campeonato Brasileiro, e agora enfrentará novos desafios em direção ao objetivo da classificação para a Copa Libertadores da América. Com esse cenário em mente, o clube terá de encontrar formas de resolver os problemas para evitar que eles sejam um obstáculo para a equipe nos jogos seguintes. A jornada é longa e o Corinthians não pode ceder diante da concorrência acirrada de equipes que disputam por vagas para a Copa Libertadores da América.
