O Oasis, uma das bandas mais icônicas da história da música, já teve seu momento de glória nos palcos brasileiros. Embora a banda inglesa se destacasse pelo seu som explosivo e o seu carisma fora de série, poucas pessoas sabem que o Oasis tocou em nosso país várias vezes. Entre 1998 e 2009, a banda britânica fez quatro shows incríveis no Brasil, marcando uma experiência única na vida de seus fãs. Vamos recapturar os detalhes de cada uma dessas noites memoráveis.

Antes de se tornar uma das bandas mais icônicas da história da música, o Oasis percorreu a Europa, a América do Norte e o Japão em suas duas primeiras grandes turnês, promovendo os discos “Definitely Maybe” (1994) e “(What’s the Story) Morning Glory?” (1995). Infelizmente, o público brasileiro e sul-americano nunca teve a chance de apreciar essa experiência viva em sua plenitude. A visita inaugural do Oasis ao nosso território só ocorreu em março de 1998, no encerramento da terceira tour, em divulgação ao criticado álbum “Be Here Now” (1997). Durante essa época, a banda era liderada por Liam Gallagher (voz) e Noel Gallagher (guitarra), que se destacavam pelo talento e pela força do carisma individual.

No entanto, a turma que estava na época não era mais a mesma. Poucos meses antes, em setembro de 1998, Paul “Bonehead” Arthurs e Paul “Guigsy” McGuigan haviam deixado a banda. Além deles, também contava na época Mike Rowe como tecladista. Apesar de ter perdido dois de seus principais integrantes, a banda conseguiu criar um clima eletrizante em seus shows no Brasil. Além das apresentações em Rio de Janeiro (no Metropolitan, que hoje é o Qualistage) e São Paulo (no Sambódromo do Anhembi), em que a banda ainda mantinha seu som explosivo e seu carisma fora de série. Nesses shows, o tecladista Mike Rowe teve um papel importante na manutenção do som da banda.

Em março de 2001, o Oasis voltaria a se apresentar no Brasil, agora como parte de sua turnê “Stand by Me” para comemorar o lançamento do seu álbum correspondente, lançado em outubro, o qual foi o primeiro a ser editado após uma pausa de 3 anos da banda. A banda agora era formada por Liam Gallagher, Noel Gallagher, Paul “Bonehead” Arthurs e Paul “Guigsy” McGuigan já não mais faziam parte da banda, o lugar agora era ocupado por Gem Archer (guitarra) e o novo baixista do grupo, o inglês Zakk Starkey deixara o lugar de Alan White na bateria e também fazendo parte do grupo estava o tecladista Jay Darlington. Além das apresentações em Curitiba e São Paulo, a banda se apresentou ainda em Brasília no mesmo ano.

Os shows posteriores do Oasis ocorreram em 2009. Tratava-se de uma etapa do seu último tour “Dig Out Your Soul” antes do rompimento da banda. Os shows foram realizados no Brasil em 2009, em Porto Alegre e São Paulo. Com Liam Gallagher e Noel Gallagher, mais uma vez, à frente da banda, e agora, com o guitarrista Gem Archer e o baixista Zakk Starkey. Em todos os shows, havia algo especiais, algo para ser lembrado. Em todos os shows, havia uma energia inesquecível.

Compartilhe

Comentários desativados

Exit mobile version