A noite desta quinta-feira (27/11) selou o sétimo e o oitavo representantes do Brasil na Libertadores 2026. O Bahia garantiu sua vaga sem entrar em campo, graças à combinação de resultados: a goleada de 6 a 0 do Fluminense sobre o São Paulo, no Maracanã, tirou os paulistas da matemática da competição e abriu caminho para o Esquadrão, que figurará entre os participantes do torneio continental pela primeira vez desde 2014. O próprio Fluminense, com a vitória expressiva, consolidou-se no G-6 e também confirmou presença na fase de grupos do próximo ano, ampliando para oito o número de clubes brasileiros já classificados.
O Tricolor carioca chegou a 68 pontos, 14 de vantagem sobre o São Paulo, que permaneceu estacionado em 54 e não consegue mais alcançar o Bahia (59), faltando duas rodadas para o término do Brasileirão. O resultado amplia ainda mais a vantagem do Fluminense na briga por posições diretas na fase de grupos da Libertadores, enquanto o São Paulo vê escapar a chance de disputar o torneio continental depois de ter sido semifinalista desta temporada. Com 36 jogos realizados, o campeonato tem como líderes Flamengo (75), Palmeiras (73), Cruzeiro (70), Mirassol (69), Fluminense (68) e Botafogo (67), todos já com vaga assegurada. O Bahia aparece em sétimo, e o Grêmio, oitavo com 57, ainda sonha com a vaga caso o G-7 vire G-8 no fechamento da Copa do Brasil.
A chave para a ampliação de vagas está nas finais do torneio mata-mata nacional. Se Fluminense ou Cruzeiro levantarem a taça da Copa do Brasil, o número de vagas brasileiras na Libertadores passará de sete para oito, abrindo espaço para o sétimo colocado no Brasileirão. Nesse cenário, Grêmio (57), Bragantino (55), Corinthians (54), Atlético-MG (52) e o próprio São Paulo ainda dependem de uma combinação de resultados para sonharem com a vaga restante. A duas rodadas do fim, a margem de erro é zero: qualquer tropeço dos concorrentes pode mudar a configuração da tabela e manter vivo o suspense sobre o último representante nacional no torneio continental.
A definião final do G-7 ou G-8 ficará para a 37ª e 38ª rodadas, dias 3 e 7 de dezembro. Enquanto Flamengo e Palmeiras brigam pelo título, Cruzeiro e Mirassol tentam garantir vaga direta na fase de grupos sem depender da Copa do Brasil. O Fluminense volta a campo no domingo contra o Corinthians, em São Paulo, com a missão de confirmar a quinta colocação ou melhorar ainda mais sua posição. O Bahia, já classificado, recebe o Athletico-PR na Fonte Nova com a expectativa de terminar entre os seis primeiros para evitar a fase pré-Libertadores. Do outro lado, Grêmio e Bragantino precisam vencer e torcer por tropeços dos rivais para manter viva a esperança de disputar a competição mais importante da América do Sul em 2026.

