A operação 24 horas do Metrô de São Paulo, realizada nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, registrou 13,8 mil passageiros na primeira madrugada, entre 0h e 4h40 do domingo (7/12). Nesse período, foram realizadas 66 viagens, com a Linha 3-Vermelha apresentando o maior movimento, com 7,5 mil embarques, seguida das linhas 2-Verde (3,8 mil) e 1-Azul (2,6 mil). A Linha 15-Prata, que teve operação parcialmente atendida por ônibus gratuitos do sistema Paese devido a testes com trem da nova frota, não teve os dados de demanda computados. A operação foi mantida com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições.

A iniciativa, em fase experimental, visa atender a uma demanda histórica de trabalhadores, turistas e frequentadores da vida noturna paulistana. O Metrô avaliará a demanda, custos operacionais e eventuais ajustes durante a realização da operação, que será mantida todos os sábados até fevereiro de 2026. Durante a madrugada, as integrações com concessionárias e CPTM permanecem indisponíveis, e as bilheterias não funcionarão. Os passageiros poderão adquirir bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp. Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito.

A operação 24 horas permitiu que os passageiros embarcassem e desembarcassem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô e trem, que estarão fechadas. Os trens circularam da 0h às 4h40, com operação por uma única via em trechos específicos da Linha 2-Verde e operação pelas duas vias de circulação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. A Linha 15-Prata teve o atendimento de madrugada feito por ônibus gratuito do sistema PAESE devido aos testes com o trem da nova frota.

A avaliação da demanda e dos custos operacionais será fundamental para definir a continuidade e ajustes da operação 24 horas. Enquanto isso, os passageiros poderão usufruir de mais uma opção de transporte durante a madrugada, especialmente em uma cidade com uma vida noturna agitada como São Paulo. A experiência pode trazer benefícios para aqueles que dependem do Metrô para se locomover durante a madrugada, como trabalhadores em turnos noturnos e turistas que desejam explorar a cidade à noite. A operação 24 horas e o uso do PAESE são pontos importantes a serem observados.

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