A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu cinco homens acusados de integrar uma quadrilha que explorava turistas em pontos turísticos da Zona Sul da cidade. Eles são acusados de extorsão, estelionato e tráfico de drogas.
A quadrilha vendia produtos com preços exorbitantes, como caipirinhas por R$ 20 mil e cigarros por R$ 1 mil, principalmente entre os postos 8 e 9 de Ipanema e na orla de Copacabana. Os falsos ambulantes faziam parte do esquema, que tinha apoio de traficantes da Vila.
As investigações da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (Deat) revelaram que pelo menos 20 pessoas faziam parte do esquema. A ação policial faz parte da segunda fase da Operação Praia Limpa, que também contou com o apoio da Polícia Militar.
A quadrilha agia em uma das regiões mais visitadas do Rio de Janeiro, aproveitando-se da falta de atenção dos turistas para aplicar golpes. A prisão dos cinco homens é considerada um importante passo para combater a exploração de turistas na cidade.
A Operação Praia Limpa busca combater a criminalidade em áreas turísticas do Rio de Janeiro e garantir a segurança dos visitantes. Com a prisão dos cinco homens, a polícia espera desarticulatar a quadrilha e prevenir futuras ações criminosas.