A marca da mais conceituada fabricante de trens do mundo, a CRRC, assinou sua entrada definitiva em território paulista com o reinício das atividades industriais em Araraquara, interior de São Paulo. Este marco importante no setor ferroviário brasileiro é fruto de um investimento de R$ 50 milhões, que contempla a produção de 44 trens da Frota R do Metrô de São Paulo e a criação de cerca de 100 empregos diretos até 2026. A fábrica, reativada após a CRRC assumir as instalações da Hyundai Rotem, é estruturada para atender à demanda do mercado paulista, onde os trens atenderão às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Com capacidade para transportar cerca de 1,8 mil passageiros a 100 km/h, a Frota R é considerada um avanço significativo na mobilidade urbana de São Paulo. Além disso, a realização de etapas produtivas no próprio município de Araraquara reforça o impacto econômico local, ampliando a circulação de serviços e demanda por fornecedores, consolidando o setor ferroviário regional. Esses benefícios não se limitam à geração de oportunidades em áreas como engenharia, projetos, compras, contabilidade e vendas, mas também atrai novos empresários e investidores interessados em se integrar à cadeia industrial.
Com a chegada da CRRC ao interior paulista, surge também a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e administrativas. A Frota R incorpora uma passagem contínua entre vagões, o que exige uma gestão eficiente e um treinamento cuidadoso. A equipe da CRRC está trabalhando para garantir que os funcionários estejam preparados para lidar com os recursos logísticos avançados dos trens, buscando a realização dos melhores resultados. Até o momento, candidaturas para o programa de empregos estão sendo aceitas por e-mail, embora não haja uma data oficialmente definida para o lançamento do portal de vagas. Com investimentos superiores a R$ 3,1 bilhões, a fábrica da CRRC é um importante centro de produção e criatividade tecnológica no setor ferroviário brasileiro.
