A Ponte Bioceânica, uma obra colossais que promete transformar a infraestrutura logística da América do Sul, alcançou um marco importante em sua construção: 84% de conclusão. Com 1.294 metros de extensão, essa gigantesca passarela está em ritmo acelerado e em breve se tornará a ponte que liga a terra firme dos países que integram a Rota Bioceânica, Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Esse empreendimento ambicioso é projetado para facilitar o comércio e fortalecer a integração dessas nações, e um custo orçado em US$ 1,1 bilhão.

    A construção da Ponte Bioceânica faz parte do projeto maior da Rota Bioceânica, que visa criar um principal corredor terrestre que ligue o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Pacífico. Em uma vistoria técnica realizada no último sábado, novas imagens foram reveladas, mostrando a grandiosidade da obra e a proximidade do encaixe da passarela sobre o leito do Rio Paraguai. Ao mesmo tempo, os técnicos confirmaram que os trabalhos atuais estão focados na construção de pilares de concreto, na instalação de vigas verticais e horizontais e no lançamento das pré-lajes que formarão os viadutos de acesso.

    O ritmo acelerado da construção da Ponte Bioceânica é fruto de um conjunto de frentes de trabalho atuando simultaneamente dos dois lados da fronteira. No trecho brasileiro, o acesso de 13,1 km, que conectará a BR-267 à cabeceira da ponte em Porto Murtinho, recebe investimento de R$ 574 milhões e está sob responsabilidade do Consórcio PDC Fronteira. Além disso, o trem de avanço, um equipamento responsável pela montagem suspensa do segmento estaiado, já concluiu 188 dos 350 metros do vão central que atravessa o Rio Paraguai. A passarela terá 21 metros de largura e ficará 35 metros acima da calha, permitindo navegação segura e integração entre as margens mesmo em períodos de chuva.

    Aproximadamente 21 metros de largura e 35 metros de altura em relação à calha do Rio Paraguai são os medidas da passarela da Ponte Bioceânica, que vai permitir que as embarcações comecem a seguir de forma segura ao longo da fronteira internacional. Esse detalhe permite que o país continue a prosperar, mesmo se as chuvas chegassem para inundar a área. Isso será possível graças à passarela que terá 1.294 metros de comprimento e está avançando a passos largos. Se tudo continuar correndo bem e for concluída, essa ponte será o centro de um corredor terrestre que irá conectar Brasil, Paraguai, Argentina e Chile de forma única para promover mais integração entre as regiões.

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